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PALESTRAS

Com o objetivo de fomentar o turismo local e resgatar as tradições gastronômicas da cidade, este projeto foi patrocinado pelo edital da Secretaria de Turismo de Poços de Caldas e realizado pelo Convention Bureau Poços de Caldas em 2019.

Durante o trabalho pudemos nos conectar com a memória afetiva das pessoas através da sua alimentação, e o quanto este resgate pode mudar a forma de ver o passado, inspirando a todos definir os passos para o futuro da cidade.

As informações levantadas apresentaram uma perspectiva da cidade diferente que pode transformar as experiências vividas pelos turistas e moradores em Poços de Caldas.

Por fim, estes relatos coletados nesta pesquisa apresentam a vocação da cidade para um grande potencial ainda a ser explorado no ramo da gastronomia. Poços de Caldas tem a sorte de contar com um povo empreendedor e acolhedor que faz da cidade um pólo regional em muitos aspectos e tem muito a oferecer aos turistas que aqui chegam e também aos seus moradores.

Saberes e Sabores da Culinária de Poços de Caldas - Documentário

Saberes e Sabores da Culinária de Poços de Caldas - Documentário

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PRODUÇÕES CULTURAIS

 

1. Organização e Palestrante: Projeto “Ações e Noções de Turismo e Patrimônio”, de 21 a 25 de maio de 2019, atingindo aproximadamente 40 servidores, visando a capacitação para um melhor atendimento ao turista na cidade pela guarda-municipal, polícia militar e servidores das Secretarias de Turismo e Cultura. Foram abordados temas como ética profissional, estratégias de atendimento em museus e espaços de cultura, perfil de turistas e o histórico da cidade e seus bens tombados.

 

2. Organização: Projeto Você é Poços, de 2013 a 2019, projeto de envolvimento inter-secretarial em que a cada semestre foi realizado um novo roteiro para que estudantes da rede municipal de ensino façam uma imersão em alguma área da cidade, onde eles possam conhecer profundamente sua história e as riquezas da cidade. O percurso é feito a pé, apresentando fotos antigas e relatos orais. Temáticas desenvolvidas: Minha Terra tem Palmares; Bendito Roteiro; Que clube é esse?; Acordes da Memória; Do Cassino a Estação.

 

 

3. Organização e Curadoria: Exposição Traços da Cidade em 2017, em que foi realizada no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, e foram expostos os projetos antigos de planejamento urbano do centro histórico e também de projetos arquivados na Secretaria de Planejamento do Complexo Hidrotermal e Hoteleiro de Poços de Caldas, dentre outros projetos realizados para a cidade. O objetivo foi democratizar o acesso a este acervo, ampliar as pesquisas na área do planejamento urbano do município e fazer uma reflexão sobre o desenvolvimento urbano em Poços de Caldas.

 

4. Organização e Palestrante: Resgate sua História em 2016, atendendo as Escolas Prof. Wilson H. Molinari e Sérgio de Freitas Pacheco, atingindo aproximadamente 125 estudantes. O projeto teve como objetivo resgatar a identidade das crianças perante a cidade, aproximar a comunidade do patrimônio cultural e valorizar a importância da preservação. Ações desenvolvidas no projeto: Palestras, visitas-guiadas pelo centro histórico, desenvolvimento de atividades lúdicas para fixação. A partir daí cada escola desenvolveu projetos diferenciados de acordo com sua realidade para apresentarem na II Feira de Educação Patrimonial de Poços de Caldas, que aconteceu no Antigo Cassino da Urca. Segue as atividades desenvolvidas por cada escola: Escola Prof. Wilson H. Molinari – maquetes dos bens tombados e Escola Sérgio de Freitas Pacheco – maquetes de bens tombados, desenhos, poesias e um teatro da história da cidade em paralelo com a história da música.

 

5. Organização e Palestrante: Projeto “O Servidor e o Patrimônio”, de 24 a 27 de outubro de 2016, atingindo aproximadamente 130 servidores. Este projeto teve como objetivo conscientizar os servidores da importância da preservação do patrimônio cultural, melhorando assim suas atitudes diante do espaço onde trabalham e dando o conhecimento necessário para responder à população perante dúvidas sobre a história da cidade. Ações desenvolvidas no projeto: palestra no Museu Histórico e Geográfico, visita-guiada pelo museu com foco na história da cidade, visita-guiada de ônibus pelos bens tombados, contando curiosidades históricas e ampliando o olhar para a importância de preservação, visita à exposição fotográfica da coleção de José Ranauro no Instituto Moreira Sales de fotos antigas da cidade.

 

6. Organização e Coordenação: I e II Fórum Regional do Patrimônio de Poços de Caldas Primeira edição de 07 a 10 de novembro de 2016 e segunda edição de 11 a 14 de setembro de 2017, envolveu conselhos de patrimônio da região, pesquisadores e estudantes da área. O Fórum tem como objetivo reunir experiências das cidades da região na gestão do patrimônio cultural, a fim de criar mecanismos de colaboração entre elas e ampliar a discussão acerca do patrimônio cultural a nível regional. Ações desenvolvidas durante o evento: Feira de Educação Patrimonial, Palestras com Instituto Estadual e Nacional de Patrimônio, Mesa-redonda entre conselhos de patrimônio das cidades da, visita-guiada pelo Complexo Hidrotermal e Hoteleiro de Poços de Caldas, seminário para apresentação de artigos acadêmicos sobre pesquisas sobre o patrimônio e visita à áreas de interesse de preservação na região.

 

7. Organização e Coordenação: 6ª Conferência Municipal das Cidades – Tema: A função social da Cidade e da Propriedade: Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas – em 06 de junho de 2016

 

8. Organização e Palestrante: Projeto Educar em 2015, atendendo as Escolas Alvino Hosken, Prof. Antônio Sérgio Teixeira e Vitalina Rossi, atingindo aproximadamente 260 estudantes. O projeto teve como objetivo resgatar a identidade das crianças perante a cidade, aproximar a comunidade do patrimônio cultural e valorizar a importância da preservação. Ações desenvolvidas no projeto: Palestras, visitas-guiadas pelo centro histórico, desenvolvimento de atividades lúdicas para fixação. A partir daí cada escola desenvolveu projetos diferenciados de acordo com sua para apresentarem na I Feira de Educação Patrimonial de Poços de Caldas, que aconteceu na antiga estação ferroviária. Segue as atividades desenvolvidas por cada escola: Escola Alvino Hosken de Oliveira, mapas mentais do bairro e do centro histórico; Escola Antônio Sérgio Teixeira, Elaboração de Jogos para educação patrimonial; Escola CAIC Professor Arino Ferreira Pinto – Musical com o tema Ferrovia em Poços de Caldas; Escola Vitalina Rossi – Inventário do Bairro Jd. Esperança e Documentário da Folia de Reis e Catira.

 

9. Organização e Palestrante: Homenagem a Dr. Pedro Sanches de Lemos - Centenário de Morte do Dr. Pedro Sanches – de 25 de abril a 25 de maio de 2015. Ações desenvolvidas durante o evento: Lançamento do Jornal “O Patrimônio” com textos referentes à vida do Dr. Pedro Sanches. Limpeza da estátua em sua homenagem, Palestra do autor do livro Águas Virtuosas, Stelio Marras, sobre a contribuição das pesquisas do Dr. Pedro Sanches sobre termalismo para Poços de Caldas.

 

10. Organização e Palestrante: Jornada Mineira de Patrimônio Cultural - Tema: O Patrimônio das Águas e o Desenvolvimento Sócio-Cultural das Cidades - de 21 a 25 de setembro de 2015. Participaram do projeto pesquisadores das universidades de Poços de Caldas e da Associação Poços Sustentável. Ações desenvolvidas durante o evento: Mesa-redonda sobre a importância da água termal no desenvolvimento da cidade e como isto pode ser retomado e valorizado na cidade contemporânea.

 

11. Organização e Palestrante: Projeto Montando a Nossa História em 2014, atendendo a escola Escola Dr. Haroldo Affonso Junqueira, atingindo aproximadamente 60 estudantes. O projeto teve como objetivo resgatar a identidade das crianças perante a cidade, aproximar a comunidade do patrimônio cultural e valorizar a importância da preservação. Ações desenvolvidas no projeto: Palestras, visitas-guiadas pelo centro histórico, confecção de desenhos de observação pelos participantes, desenvolvimento de atividades lúdicas para fixação. Para este projeto foi desenvolvido 10 quebra-cabeças gigantes de bens tombados do município que contavam a sua história e que ficaram para a escola aplicar nos próximos anos pelos professores.

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